Considerado um tipo de “primo” de coelhos e lebres, o pika-de-lli (Ochotona iliensis) é um raro mamífero avistado pela primeira vez em 1983, por acaso, na região de Ili, extremo noroeste da China.
O pika-de-lli, que mais parece um bichinho de pelúcia com suas orelhas arredondadas e listras marrons no pescoço, passou a ficar famoso na internet depois de ser apresentado em uma reportagem da renomada revista National Geographic.
O pika-de-lli vive em condições de frio extremo e normalmente é encontrado em buracos, em alturas de até 4 mil metros. A espécie se alimenta de ervas que crescem nas montanhas de Tian Shan.
Pika-de-lli corre risco de extinção
Com menos de mil exemplares no mundo, o pika-de-lli é ainda mais raro que o urso panda e, infelizmente, está ameaçado de extinção.
Além dos predadores naturais, como raposas e aves de rapina, a espécie é afetada pela ação humana. Mudanças climáticas, destruição do meio ambiente e redução drástica das áreas de pastagens do pika são alguns dos fatores que podem eliminar de vez a espécie.
Curta a página do Portal dos Fatos e fique por dentro das principais notícias.
Comments 2