Os tão aguardados óculos de realidade aumentada da Apple, conhecidos como Vision Pro, estão prestes a chegar ao mercado americano no próximo dia 2. Anunciado em junho de 2023, o dispositivo representa a incursão da Apple em um segmento até então liderado pela Meta e por fabricantes de videogames.
O Vision Pro estará disponível para venda a partir de US$ 3.499 (cerca de R$ 17.100), com início da pré-venda marcado para o dia 19. O anúncio, feito nesta segunda-feira (8), não especifica a data de lançamento em outros países.
A apresentação dos óculos de realidade aumentada foi o destaque do evento da Apple para desenvolvedores, onde a empresa procurou posicionar o aparelho como uma plataforma de “computação espacial”. A gigante da tecnologia mostrou cenas de sessões de cinema com telas infinitas, espectadores acompanhando eventos esportivos com a capacidade de acessar dados em tempo real e experiências profissionais, como produção em design gráfico e edição de vídeo.
A Meta, principal concorrente da Apple nesse segmento, vende seus Oculus Meta Quest 3 por US$ 500 (R$ 2.442). Apesar do ceticismo em relação ao sucesso comercial em larga escala dos óculos de realidade aumentada, especialmente devido aos preços elevados, as ações da Apple apresentaram alta de 1,20% no início desta segunda-feira, após o anúncio do Vision Pro.