Pelo terceiro ano consecutivo, Palmeiras e Atlético Mineiro se enfrentam no mata-mata da Libertadores. Após disputarem as semifinais em 2021 e as quartas em 2022, agora duelam nas oitavas. Paulistas e mineiros iniciam a disputa para definir quem avançará no torneio continental nesta quarta-feira, às 21h30, no Mineirão, em Belo Horizonte.
O segundo e decisivo jogo das oitavas está marcado para uma semana depois, em 9 de agosto, às 21h30, no Allianz Parque. O vencedor desta fase enfrentará nas quartas de final o Deportivo Pereira, da Colômbia, ou o Independiente Del Valle, do Equador.
Tanto em 2021 quanto no ano passado, os quatro confrontos entre essas equipes terminaram empatados, e o Palmeiras avançou nas duas ocasiões. Primeiro, pelo critério de gol marcado fora de casa, que foi extinto no ano seguinte, e depois, pela maior competência nas penalidades. “Já mostramos que somos competentes, especialmente nessas competições de mata-mata”, afirmou o atacante Artur, um dos reforços contratados pelo clube em 2023.
O técnico bicampeão da Libertadores, Abel Ferreira, não gosta de considerar o Atlético Mineiro como seu “freguês”. Ele ressalta que não entra em campo, são os jogadores que jogam. “O Abel Ferreira não joga contra ninguém”, rebateu, incomodado com a pergunta de um repórter três dias antes da partida.
Apesar do tratamento ácido com a imprensa, Abel Ferreira está mais tranquilo com o retorno à boa forma de alguns de seus principais atletas. Rony marcou dois gols contra o América-MG no último domingo, e Raphael Veiga também voltou a brilhar com gols e assistências.
“Os nossos jogadores estão voltando em boa forma física, o que nos afetou no último mês”, avaliou o técnico português. “Eles merecem meu respeito e admiração porque, mesmo com as críticas externas, mantêm a cabeça boa para se concentrar no treino e se preparar para os jogos”, completou.
Uma incerteza para a partida é a presença do atacante Dudu, outro pilar da equipe. Ele não atua desde a eliminação da equipe na Copa do Brasil contra o São Paulo. O clube afirma que ele estava seguindo um cronograma individualizado para tratar dores na panturrilha direita, mas ele participou dos últimos treinos e sua presença em campo ainda não é confirmada.
Do outro lado, o Atlético Mineiro, comandado por Luiz Felipe Scolari, busca reverter o mau momento e conta com seu elenco estrelado para superar a fase ruim. Felipão foi responsável pela única eliminação de Abel Ferreira na Libertadores, quando o treinava no Athletico-PR nas semifinais do torneio no ano passado.
Apesar do início ruim no comando do Atlético-MG, Felipão aposta na dedicação de seus jogadores e no trabalho psicológico para dar a volta por cima. O time mineiro não vence há oito partidas, somando quatro empates e quatro derrotas.
Com toda a equipe à disposição, o Atlético-MG busca retomar o caminho das vitórias e superar o Palmeiras, um adversário que tem se mostrado copeiro na Libertadores, chegando às oitavas de final pela sétima edição consecutiva e detendo as melhores marcas entre os clubes brasileiros no torneio continental.
Após o duelo desta quarta-feira, a expectativa é de mais emoção e rivalidade quando as equipes se encontrarem novamente no segundo jogo, no Allianz Parque, para decidir quem avançará para as quartas de final da Libertadores de 2023.
Comments 7