O pastor Milton Ribeiro é o quarto ministro da Educação no governo Bolsonaro. O convite para assumir a pasta, feito pelo presidente, foi aceito nesta sexta-feira 10, data em que a pasta completa 22 dias sem um mandatário, após a saída de Abraham Weintraub no dia 18 de junho.
Segundo dados da plataforma Lattes, Ribeiro é graduado em Teologia e Direito, tem mestrado em Direito e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Ainda é membro do Conselho Deliberativo do instituto Presbiteriano Mackenzie, entidade mantenedora da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Também atuou como reitor em exercício e vice-reitor da instituição.
Ainda de acordo com seu currículo, atualmente é relator da Comissão de Assuntos Educacionais do Mackenzie e Diretor Administrativo da Luz para o Caminho, instituição que cuida da área de mídias da Igreja Presbiteriana do Brasil. Também é membro da Administração Geral da Santa Casa de Santos, instituição pública, como irmão mantenedor.
O novo ministro da educação foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro, em maio de 2019, para a Comissão de Ética Pública ligada à Presidência da República, órgão que tem como objetivo investigar ministros e servidores do governo. Sua nomeação foi a primeira feita pelo presidente ao colegiado. O mandato de Ribeiro na Comissão termina em 2022, mas ele se mostrou disposto a abdicar do cargo para assumir o Ministério da Educação.
Veja Também: