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Home Tecnologia

Possível Bloqueio do TikTok nos EUA Pode Afetar Quase 150 Milhões de Usuários

Lei sancionada por Biden pode forçar ByteDance a desfazer-se de ativos nos EUA em nove meses, ameaçando acesso de americanos ao popular aplicativo de vídeo.

Redação Portal Do Castelo por Redação Portal Do Castelo
25/04/2024
em Tecnologia
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Possível Bloqueio do TikTok nos EUA Pode Afetar Quase 150 Milhões de Usuários

Cerca de 150 milhões de americanos correm o risco de perder o acesso ao TikTok se o aplicativo for bloqueado nos Estados Unidos, conforme previsto por uma lei sancionada pelo presidente Joe Biden nesta quarta-feira (24). A legislação estabelece que a empresa controladora da plataforma, a ByteDance, terá até nove meses para se desfazer de seus ativos nos EUA.

Para se ter uma ideia, o Instagram, principal concorrente do TikTok, conta com 169 milhões de usuários ativos nos EUA, segundo dados de janeiro.

É improvável que a China ceda nessa disputa. Mesmo que Pequim permita a saída da ByteDance dos EUA, ainda poderá bloquear a comercialização do algoritmo do TikTok, alegando questões de propriedade intelectual.

Isso significaria que qualquer comprador do aplicativo teria que redesenhar a plataforma de recomendação que tornou o TikTok tão popular.

A proibição deve afetar principalmente os jovens americanos, que adotaram o aplicativo de origem chinesa. O TikTok já se tornou a principal fonte de notícias para 20% dos jovens de 18 a 24 anos, de acordo com o Instituto Reuters para o Estudo do Jornalismo, ligado à Universidade de Oxford.

Pesquisas internas do TikTok indicam que a preferência dos usuários pelo aplicativo está relacionada à busca por novidades. Tendências comportamentais emergiram no aplicativo, como os vídeos de NPCs (com 13 bilhões de visualizações em 2023), nos quais as pessoas imitam personagens de videogame com comportamento repetitivo, e os testes cegos sob a hashtag “blindreact” (8,7 bilhões), nos quais as pessoas reagem a algo com o qual têm contato pela primeira vez.

Essa capacidade de criar tendências passou a influenciar mercados culturais, como música e cinema. Atualmente, as músicas que alcançam o topo das paradas geralmente viralizam primeiro no TikTok, e a recomendação de um influenciador cinéfilo faz com que as bilheterias aumentem.

O TikTok também representou a primeira grande demonstração de força da China no desenvolvimento de inteligência artificial, com o algoritmo de recomendação que utiliza a IA para determinar qual vídeo deve prender mais a atenção do espectador.

Lançado em 2014, o aplicativo só alcançou sucesso em 2019, quando melhorou seu método de recomendação e ultrapassou os 700 milhões de downloads.

Desde o ano passado, o aplicativo também funciona como um mercado e gerou US$ 1,75 bilhão (R$ 9 bilhões) em vendas nos EUA. A ByteDance espera multiplicar esse número por dez neste ano.

Atualmente, o TikTok está avaliado em mais de R$ 1,2 trilhão -US$ 240 bilhões, de acordo com a Bloomberg. A empresa relatou uma receita mundial de US$ 120 bilhões (R$ 619 bilhões), com US$ 16 bilhões (R$ 83 bilhões) provenientes dos EUA. Esses valores são estimativas ou não foram auditados independentemente, como é o caso das empresas listadas na Bolsa.

Tags: AplicativosChinaEstados Unidosinteligência artificialredes sociaistecnologiaTikTok




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