O Projeto tem objetivo de abrigar animais de rua, gerido por comitê gestor composto por profissionais da área de saúde e proteção animal. A ideia de convênios com profissionais que já atuem na área, é a certeza que o serviço será feito de forma adequada, pois será feito por pessoas que realmente se importam com os animais. Esse serviço árduo, qual seja de limpar fezes; dar remédios para animais ariscos, banho; para que seja bem feito, precisa ser realizado por quem tenha sensibilidade à questão. Pois, as instituições e protetores que já realizam esse serviço sem receber por isso, estão sobrecarregados, e sem nenhuma condição de ajudar outros animais, segundo o Vereador.
Ainda segundo o vereador, esse projeto é um grande passo para a nossa cidade no que diz respeito a políticas públicas voltadas para os animais e meio ambiente em geral.
“O abrigo para os animais é um sonho que trago comigo desde o início da minha caminhada. Os animais em situação de rua são jogados à própria sorte, submetidos a todo tipo de mazelas. Este projeto nos dá a chance de poder dar aos animais uma vida mais digna e mais chances de serem adotados, pois eles irão receber todos os cuidados necessários. Além de não voltarem para as mãos dos criminosos que os vitimizam com maus-tratos, pois terão onde finalmente se abrigar.”, diz o parlamentar.
Outro ponto importante, é o apoio que os animais em situação de rua irão receber após a castração, pois muitas vezes é possível viabilizar a castração, mas não há abrigo para que eles sejam cuidados após o pós-operatório. O abrigo terá como consequência positiva o controle populacional dos animais na cidade.
A justificativa do Parlamentar para o projeto, além da necessidade urgente dos animais, é de que a sociedade precisa olhar para essa realidade de abandono de animais, como uma questão de saúde pública. Animais abandonados nas ruas, entregues às suas próprias mazelas, proliferando doenças que contaminam animais, solos, e humanos, prejudica todo uma população. A construção de um abrigo municipal de animais não é uma questão supérflua, nem menos importante. É necessário e urgente. A criação impactará toda cidade e nosso meio ambiente positivamente, pois uma cidade com muitos animais em situação de rua, não desenvolve no turismo, prejudica a limpeza pública, interfere diretamente na saúde pública. Este investimento fará que haja uma economia em outros setores.