Anúncio foi feito pelo deputado estadual Delegado Péricles; decisão é estimulada por denúncias da falta de gestão do Estado para evitar a disseminação da Covid-19
Manaus – Devido ao colapso no sistema de saúde do Amazonas, durante a pandemia do novo coronavírus, o deputado estadual Delegado Péricles (PSL) anunciou que apresentará, nesta quinta-feira (30), proposta de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde no Amazonas à Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM). Segundo o parlamentar, o objetivo é investigar as decisões do governo do Amazonas nas compras de insumos e equipamentos para o combate à pandemia da Covid-19.
De acordo com o deputado, a decisão de criar a CPI se deu após uma série de reportagens e denúncias mostrando a falta de gestão por parte do governo do Estado e da Secretaria Estadual de Saúde (Susam) para evitar a disseminação da Covid-19 no Amazonas.
O projeto tem como base o Artigo 52 do regimento interno da ALE-AM, que trata sobre a Comissão Parlamentar de Inquérito, constituída mediante requerimento de um terço dos deputados para apurar um fato determinado.
“Foram muitas as evidências: falta de gestão, além de indícios de superfaturamento na compra de materiais para o combate à Covid-19. Foi quando fiz uma análise, principalmente no valor de mais de R$ 700 milhões que foram pagos de dívidas de exercícios anteriores. Dito isto, notei que a Susam e o próprio governo não estão sendo transparentes nestas informações e não as disponibilizam para ninguém. Não só para a ALE, como também para os órgãos fiscalizadores da mesma forma”, explicou o deputado.
“Por isso nota-se a necessidade de se instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito, para apurar os fatos e assim, com fiscalização, iremos evitar que mais mortes possam ocorrer e as que tivemos, pudessem ter sido evitadas com ações concretas do Governo do Amazonas”, finalizou Delegado Péricles.
Após o anúncio do Delegado Péricles, o deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) mostrou total apoio a abertura do processo de CPI da Saúde e completou dizendo que, além da abertura da Comissão, há provas suficientes para que os parlamentares possam dar entrada no processo de impeachment do governador Wilson Lima e do vice, Carlos Almeida.
“Nós já temos elementos suficientes, tanto para o impeachment quanto para abrir a CPI. O processo de impeachment é uma realidade. Os nossos pronunciamentos hoje são dramáticos, imagina daqui a dez ou quinze dias. Precisamos ligar o nosso alerta. Não vou ser nem o proponente, mas quero dizer que assino o pedido de impeachment. Mas digo que, com os elementos e denúncias que fez o presidente (deputado Josué Neto) hoje (29) e os demais companheiros, ao longo desta pandemia, nós estamos é com atraso nos processos de impeachment e CPI”, concluiu Wilker.
Curta a página do Portal dos Fatos no Facebook e fique por dentro das principais notícias.

Leia mais:
Comments 2