Marcelo Amil é advogado especialista em direito eleitoral pela Escola Superior da Advocacia, e se filiou ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) no dia 23 de setembro deste ano. Ele foi candidato a prefeito de Manaus, em 2020, ainda pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB).
Amil teve uma campanha robusta, que apresentou crescimento positivo à sigla ao qual era filiado. O candidato teve o menor custo por voto entre as candidaturas e a votação esteve dentro da média do partido.
Em sua trajetória política, Marcelo Amil passou pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN), onde assumiu o cargo de presidente estadual. Ele saiu da sigla no início de 2020, a tempo de participar da disputa eleitoral à Prefeitura de Manaus pelo PCdoB.
É casado, rionegrino e torcedor do Garantido. Tem uma história de engajamento social que vem desde os 17 anos. No Ensino Médio, ele liderou manifestações na escola Francisco Albuquerque que culminaram com a mudança do prédio onde funcionava a escola, garantindo assim qualidade estrutural para os alunos, professores e demais servidores da escola.
Foi eleito presidente do grêmio estudantil da escola e, posteriormente, eleito vice-presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Manaus. Lá, ele liderou as manifestações que asseguraram o pagamento da meia passagem em dinheiro na catraca e a implantação do sistema de bilhetagem eletrônica, que vigora até hoje nos ônibus de Manaus.
Foi presidente da juventude do PPS no Amazonas e secretário nacional de comunicação da mesma entidade. Já foi secretário de liderança parlamentar na Assembleia Legislativa do Amazonas, pré-candidato a senador da república, pré-candidato a governador do Amazonas e candidato a deputado federal.
A trajetória política de Amil tem o objetivo de apresentar algo diferente do que temos visto na política.

Comments 5