A Demoiselle, a segunda aeronave projetada por Santos Dumont e que realizou seu primeiro voo em 1907, terá sua réplica sobrevoando o Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, durante o evento Portões Abertos do Museu Aeroespacial (MUSAL) da Força Aérea Brasileira (FAB). O acontecimento está previsto para o próximo dia 29 e deve atrair cerca de 60 mil pessoas. A aeronave em questão pertence à marca de moda Hangar 33, da catarinense Lunelli.
Essa réplica da Demoiselle também teve sua participação na solenidade realizada pela FAB em Brasília, no dia 20, em comemoração aos 150 anos de Santos Dumont. Agora, ela terá a oportunidade de marcar presença no evento do MUSAL, que contará com uma programação especial para celebrar o legado do primeiro e maior aviador brasileiro.
Durante os dias 29 e 30 de julho, o Museu Aeroespacial ficará aberto ao público e oferecerá diversas atrações, como sobrevoos de aeronaves civis e militares, acrobacias aéreas, exposição de aviões históricos, e também a réplica do caça F-39 Gripen. Além disso, o público poderá presenciar o voo de um North American T-6, modelo utilizado pelo Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), que foi restaurado nos últimos anos com as cores originais do esquadrão e brasão da FAB.
A Demoiselle e o T-6 fazem parte do acervo da Hangar 33, uma marca de moda inspirada nos universos da aviação e da aventura. Essa iniciativa foi idealizada pelo empresário catarinense Dênis Luiz Lunelli, que atualmente é presidente do Conselho Consultivo da Lunelli, uma companhia têxtil com mais de 40 anos de atuação. Em maio do último ano, Dênis Luiz Lunelli recebeu a honraria Fumaça Honorário, concedida pela FAB a civis e militares entusiastas da aviação que contribuem de forma amigável para o sucesso no cumprimento da missão da Esquadrilha da Fumaça.
A Hangar 33, criada para celebrar a aviação como um estilo de vida, participará pela segunda vez do MUSAL com grande satisfação, especialmente neste momento especial em que se comemora os 150 anos de Santos Dumont. Dênis Luiz Lunelli ressalta a importância de permitir ao grande público a oportunidade de ver no ar essa maravilha projetada pelo gênio que Santos Dumont foi.
O evento no Museu Aeroespacial, que conta com a presença da réplica da Demoiselle, será uma excelente oportunidade para os entusiastas da aviação e para o público em geral conhecerem de perto parte da história aeronáutica do Brasil e prestarem homenagens ao pai da aviação, Alberto Santos Dumont.
Comments 3