Secretaria de Educação encerra ciclo de debates sobre saúde mental e cultura de paz nas escolas

Mais de 280 diretores escolares da capital participaram do evento


A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar encerrou, nesta terça-feira (08/04), um ciclo de workshops direcionado aos diretores escolares. As oficinas apresentaram projetos prioritários que abordam temas como gravidez na adolescência, saúde mental dos estudantes, prevenção e combate ao bullying e à violência sexual.

Promovido pela Coordenação de Atenção à Saúde Psicossocial (CASP) da Secretaria de Educação, desde março, o workshop foi realizado em todas as Coordenadorias Distritais de Educação (CDEs).

No total, 286 docentes participaram do workshop. As palestras tinham enquanto conteúdo as legislações em que os projetos se baseiam, sugestões de dinâmicas e datas de aplicação das campanhas nas escolas, além de treinamentos sobre escuta humanizada.

De acordo com a Gerência de Programas e Projetos Complementares (GPPC) da secretaria, a iniciativa também vai alcançar, nos próximos dias, os diretores e pedagogos escolares das escolas estaduais do interior do Amazonas, por meio de gravações. De acordo com a coordenadora da CASP, Luciana Macellaro, o ciclo foi um sucesso.

“Os projetos Adolê-ser, Plena-Mente, Cultura de Paz e Cidadania, e o Procedimento Operacional Padrão (POP) são essenciais e devem ser conhecidos e desenvolvidos durante o ano letivo. Todos convergem para uma educação mais humanizada, atenciosa e empática. Acreditamos que, dessa maneira, construímos cidadãos mais equilibrados e responsáveis”, ressaltou a coordenadora.

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Debates importantes

Nesta terça-feira, o encerramento do ciclo de workshops aconteceu na sede da Coordenadoria Distrital de Educação (CDE) 06, com a presença total dos 27 diretores escolares que compõem a CDE. Há dez anos como gestora da Escola Estadual (EE) Osmar Pedrosa, na zona norte de Manaus, a docente Ilda Lima falou sobre a importância da atenção especializada aos estudantes, e o quanto isso afeta no processo de ensino e aprendizagem dos mesmos.

“Costumo dizer que o aluno não deixa os problemas do lado de fora quando adentra a escola. Ele os traz, e isso com certeza impacta na rotina escolar. É um privilégio termos momentos de formação iguais a esse. Em conjunto, a gente conversa, reflete, repensa. Os discentes são nossos maiores tesouros, então precisamos acessá-los de alguma forma”, compartilhou Ilda.

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

A próxima ação da CASP já acontece no próximo dia 15 de abril. Na EE Josué Cláudio de Souza, zona leste de Manaus, a coordenação realizará a abertura da Campanha de Combate ao Bullying da Secretaria de Educação, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência nas Escolas, que ocorreu nesta segunda-feira (07/04).




RECENTES