coluna VISÃO & FATOS
Impressionante como ainda hoje, temos uma visão limitada, que nos leva a pensar que somos dependentes de governos, e especialmente em Manaus, do estado e da prefeitura. Neste momento quando somos atingidos pela pandemia do Coronavirus, impedidos de sair para trabalhar e produzir pelo isolamento social é que nos damos conta de que dependemos de nós mesmos.
Mais de 500.000 pessoas em nossa cidade estão incluídas em trabalho informal, principalmente nas zonas Leste e Norte: trabalhadores sem registro em suas carteiras de trabalho, ou o empreendedores que não possuem os cadastros legais, e assim, com a impossibilidade de vender ou prestar serviços, dependendo apenas do seu trabalho no dia a dia e sem poupança ou “gordura”pra queimar, esses milhares de seres humanos entram em estado crítico, vendo a insegurança e a fome bater a sua porta, perdendo a esperança.
Esse momento nos leva a refletir sobre a importância da educação de qualidade para que o futuro trabalhador alcance postos de trabalho com bom salário; a importância de escolher melhor os nossos representantes nos governos, principalmente o municipal, pois moramos nas cidades. É preciso pensar no bem das pessoas, mantendo sua dignidade, jamais trocando-a porum rancho, dinheiro ou promessas vazias. Também é importante acompanhar de perto a gestão pública, principalmente na área da saúde, onde há vários anos os sistema de atendimento público já vem capengando e agora chegou ao colapso.
O momento atual pede decisões duras e necessárias, aproveitando o conhecimento científico já acumulado na luta do coronavirus, protegendo os grupos de risco, cuidando dos já infectados e permitindo ao trabalhadorproduzir e trabalhar o quanto antes. Isso é fundamental para que as famílias coloquem o pão de cada dia em seus lares, sustentáculo de uma sociedade livre, corajosa, sábia e que enfrenta seus desafios com a racionalidade e equilíbrio, afinal, sem trabalho e produção não tem solução.
Leia mais:
Comments 5