No mês dedicado à conscientização sobre a saúde mental, o Governo do Amazonas destaca a relevância desse tema para uma vida de qualidade. A especialista da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Maria Antonieta Dias, compartilha orientações sobre os hábitos e atitudes que podem promover o bem-estar mental e aborda a evolução do conceito de saúde nos dias de hoje.
Segundo Maria Antonieta Dias, a saúde mental é um pilar essencial para o bem-estar geral, e a Organização Mundial de Saúde (OMS) redefine o conceito de saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Ela enfatiza a importância de uma avaliação pessoal, questionando aspectos como qualidade do sono, rotina diária e atividades que proporcionam satisfação. Em um mundo que muitas vezes exige uma imagem de perfeição, a especialista ressalta a necessidade de expressar emoções e reconhecer a humanidade em todos nós.
Antonieta Dias destaca a importância da autodescoberta para o desenvolvimento da saúde mental, ressaltando que não há uma fórmula única. Cada indivíduo é único, com suas próprias preferências e história de vida, e é essencial entender o que traz satisfação e bem-estar pessoal.
Quando se trata de assistência em saúde mental, a especialista enfatiza a amplitude do tema. Ela aponta que questões como moradia, alimentação e acesso a políticas públicas são fundamentais para garantir a saúde mental. Para aqueles que enfrentam tristeza, insônia e ansiedade, as unidades básicas de saúde são a porta de entrada para obter ajuda. A partir desse ponto, encaminhamentos podem ser feitos para serviços especializados, quando necessário.
O Governo do Estado oferece apoio por meio da rede de saúde mental, incluindo o Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam), inaugurado em agosto de 2022. Esta unidade atende a casos de urgência e emergência relacionados a problemas comportamentais que possam colocar em risco a integridade física do paciente. O Cesmam oferece serviços especializados em psiquiatria, assistência social, psicologia e atendimento emergencial.
A diretora do Cesmam, Raimunda Gomes, destaca o papel da unidade em coordenar a continuidade do cuidado em saúde mental, indicando o melhor serviço após o atendimento de emergência. Os pacientes recebem apoio e orientação, e seus acompanhantes são treinados para entender o problema e fornecer suporte contínuo após a alta.
A matéria também apresenta um relato de Maria, que procurou ajuda para seu irmão que enfrentava uma crise de saúde mental. Ela elogia o atendimento recebido e destaca a importância de buscar ajuda e apoiar aqueles que precisam.
O Governo do Amazonas está preparando uma série de ações para a campanha “Setembro Amarelo”, criada em 2013 pela Associação Brasileira de Psiquiatria, com o objetivo de prevenir o suicídio.
[Fonte: https://www.agenciaamazonas.am.gov.br/noticias/setembro-amarelo-saiba-a-importancia-de-cuidar-da-saude-mental/]
Comments 3