Estudos científicos têm reforçado o que muitos tutores de animais de estimação já perceberam na prática: ter um pet pode trazer felicidade e benefícios para a saúde mental. Diversas situações vivenciadas ao lado de animais de estimação, como voltar para casa e encontrar seu amigo peludo, sair para passear juntos, frequentar lugares “pet friendly” e passar mais tempo na companhia deles, desencadeiam reações químicas no organismo humano, liberando hormônios que promovem uma sensação de bem-estar.
Segundo a HABRI (Human Animal Bond Research Institute), uma organização sem fins lucrativos especializada na pesquisa do vínculo humano-animal, localizada em Washington, Estados Unidos, conviver com pets pode levar a melhoras significativas na saúde mental. Além disso, outras pesquisas realizadas pela mesma organização mostraram que famílias que possuem animais de estimação economizam significativamente em gastos com assistência médica humana.
O psicólogo e neuropsicólogo, André Zonta, explicou em quais casos ter um pet pode ser recomendado e destacou os benefícios dessa convivência. Ele também ressaltou a importância de considerar a responsabilidade e as despesas financeiras que envolvem a adoção de um animal. Para aqueles que ainda têm dúvidas sobre ter um pet, o psicólogo aconselhou frequentar locais onde haja animais para interação, como parques, praças e eventos de adoção, e também pesquisar sobre os hábitos e necessidades do animal pretendido.
Zonta ainda compartilhou um conselho: sempre que possível, opte por adotar um animal. Segundo ele, muitas vezes a sensação é de que resgatamos e salvamos um pet, mas na verdade, são eles que resgatam o que há de melhor em nós.
Comments 4