Os vereadores Ivo Neto (Patriota) e Eduardo Alfaia (PMN), estiveram reunidos, nesta quinta-feira (19) com o vereador Daniel Mendonça (PSDB) do município de Itacoatiara e com membros da Comissão de Caminhoneiros e Vendedores de abacaxi, tanto de Manaus, quanto de Itacoatiara, para juntos trabalharem na reorganização e identificação dos caminhoneiros e produtores na feira da Manaus Moderna.
Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus confirmaram apoio ao reordenamento. Segundo o vereador Ivo Neto, toda a sociedade tem a ganhar com isso.
“Eles querem um local específico para estacionar quando trouxerem seus produtos para a feira da Manaus Moderna. Com essa reorganização todos ganham: produtores rurais de Caramuri, na zona rural de Manaus, os de Novo Remanso, além dos vendedores da feira e a população em geral.”, destacou o parlamentar.
Segundo Erasmo da Silva Ribeiro, presidente da Comissão dos Caminhoneiros de Vendedores e Produtores de Abacaxi de Itacoatiara e Caramuri, esta é a principal demanda hoje, que haja uma organização e facilite o trabalho de quem abastece a feira com o abacaxi de Itacoatiara.
Daniel Leandro, membro da Comissão, afirmou que este seria um marco histórico. “Com apoio dos vereadores, da Secretaria municipal de Feiras e Mercados e do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), os veículos serão adesivados com o número de cadastro. Este é um grande passo, por isso estamos reunidos com os vereadores que abraçam a causa do setor primário em Manaus”, afirmou ele.
O vereador Ivo Neto, na tarde desta quinta-feira, esteve reunido também com o Presidente da Associação dos Feirantes da Panair, Edney Queiroz e membros da associação com o intuito de buscar melhorias para a classe.
Abacaxi é destaque
O abacaxi de Caramuri, zona rural de Manaus e da região de Novo Remanso, distrito do município de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus), são destaque na produção do Amazonas.
O abacaxi do Novo Remanço, inclusive, foi destaque nacional em 2020, quando recebeu o selo de Indicação Geográfica (IG), na categoria Indicação de Procedência (IP), do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).
Além de receber o terceiro lugar no Norte, a produção em Itacoatiara ganhou a sétima colocação nacional com 89 milhões de frutos e um faturamento de R$ 133,5 milhões.

Comments 1