Médico oftalmologista chama atenção para diagnóstico de problema ocular que afeta o formato e a espessura das córneas
Você sabe o que é o Ceratocone? Muitas vezes, temos problemas nos olhos que nem imaginamos. Esta é uma doença que afeta o formato e a espessura da córnea, provocando a percepção de imagens distorcidas.
Quem explica sobre este assunto é o médico Oftalmologista, Dr. Rafael Giordani.
“A evolução do ceratocone é quase sempre progressiva e silenciosa, não se percebe. Muitas vezes, ocorre o aumento do astigmatismo e pode estacionar em determinados casos. Na sua fase inicial, o ceratocone apresenta-se como um astigmatismo irregular, levando o paciente a trocar o grau dos óculos com frequência”, diz o especialista.
Mas o que acontece no olho? Nesta doença, o tecido transparente em forma de cúpula que cobre o olho (córnea) afina e se projeta para a frente, em forma de cone. Sua causa é desconhecida e ainda estudada.
Dr. Rafael orienta que os sintomas aparecem pela primeira vez durante a puberdade ou no final da adolescência e incluem visão turva e sensibilidade à luz ou claridade.
“A visão pode ser corrigida com óculos ou lentes de contato desde o início. Os casos avançados podem até exigir um transplante de córnea”, observa Giordani.
Diagnóstico médico é necessário
Para saber exatamente se você tem esta doença, é necessário um diagnóstico médico cuidadoso, com especialista. Segundo Dr. Rafael, quem tem Ceratocone pode ter:
– Visão embaçada;
– Visão distorcida;
– Astigmatismo que aumenta constantemente;
– Incapacidade de enxergar com pouca luz;
– Miopia;
– Perda de visão;
– Sensibilidade à luz;
– Visão dupla
– Dificuldade de adaptar-se aos óculos
Como é feito o tratamento
O oftalmologista Rafael Giordani, especializado em Ceratocone, explica que a visão pode ser corrigida com óculos ou lentes de contato especializadas na fase precoce da doença. “Os casos avançados podem exigir até um transplante de córnea”, acrescenta.
Ainda, Giordani conta que o paciente pode se cuidar utilizando lágrima artificial, evitar esfregar ou coçar os olhos e visitar seu oftalmologista frequentemente. Há tratamentos como crosslink corneano, segmento de anel corneano intraestromal e lentes de contato corretivas especiais para casos de Ceratocone, dependendo de cada caso.
Veja Também:
Comments 3