O deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania) voltou a fazer um apelo na manhã desta quinta-feira, 17, ao Governo do Amazonas a respeito do desabastecimento de fórmulas especiais de nutrição às crianças portadoras de APLV (Alergia à Proteína do Leite de Vaca), como o Neocate (aminoácidos) e o Pregomin (proteína hidrolisada). O parlamentar solicitou a regularização de estoque dos mesmos, e alertou que as fórmulas estão em falta há quase um mês na Central de Medicamento do Amazonas (CEMA), explicando que essas são as únicas fontes de alimento às crianças.
Na tribuna, Wilker ainda relatou o desespero de pais e mães, que angustiados pela falta das fórmulas citam que as crianças correm risco de morte pela alimentação não adequada: sem as fórmulas, não se alimentam, e ao ingerir algo com proteína do leite tem reações alérgicas graves.
“É preciso que o Governo do Amazonas equacione essa problemática. Como que uma mãe com salário mínimo consegue alimentar seus filhos com APLV? Cada lata desta custa R$170 reais e algumas necessitam de mais de 10 latas por mês. Agora, o que está acontecendo é alarmante, o problema é que essas crianças estão indo para a terceira semana sem a fórmula. Já cobrei sobre o abastecimento. Liguei para a CEMA, liguei para órgãos do Governo e me deram a garantia que na semana seguinte seria resolvido, mas minha assessoria entrou em contato novamente e agora falaram que somente dia 28 de novembro, são muitos dias pela frente”, afirmou Wilker.
Ainda segundo o Líder da Oposição, um requerimento de sua autoria será apresentado para que um padrão seja estabelecido quanto ao diagnóstico de alergias alimentares, em especial, da APLV, para que se possa evitar a demora do diagnóstico, mas também que se garanta a nutrição especial às crianças.
“Essas crianças não podem esperar tanto tempo. Cadê a prioridade para a compra especial de alimentação? O Ministério Público (MPAM) precisa entrar em ação, pois este é um direito da criança. Faço este apelo”, disparou Barreto.
Comments 5