Manaus/AM – A Justiça do Amazonas determinou na noite desse sábado (2), que o governador Wilson Lima decrete oficialmente o fechamento do comércio não essencial pelos próximos 15 dias, mas segundo Lima, até esta manhã (3), ele ainda não havia recebido nenhuma notificação sobre a decisão.
“Em relação à ação do Ministério Público do Estado (MPE-AM) a respeito do fechamento do comércio, o governador declarou que, até o momento, o Governo do Estado não foi notificado, mas que assim sair a notificação, ocorrerá uma reunião com o Comitê do Governo do Estado de Enfrentamento à Covid-19”, disse a assessoria por meio de nota.
A decisão deverá definir as próximas medidas que o Governo deverá adotar para tentar conter o avanço da covid-19. Wilson já tinha decretado o fechamento total do comércio não essencial no último dia 23 de dezembro, mas voltou atrás depois que empresários e trabalhadores de vários segmentos foram às ruas em protesto. O Governo se reuniu com os representantes da categoria e aprovou várias medidas de flexibilização, mas os números recentes mostram que elas não foram suficientes para controlar o segundo surto de casos e mortes por covid-19 que tem atingido o estado.
A decisão judicial expedida ontem determina que a medida de fechamento comece a valer imediatamente sob multa de R$ 50 mil por dia em caso de descumprimento.