O filme “Barbie” dirigido por Greta Gerwig alcançou um feito notável nos Estados Unidos ao ter a melhor estreia da história para um filme dirigido por uma mulher. A produção baseada na famosa boneca da Mattel arrecadou impressionantes US$ 155 milhões apenas em território americano durante o primeiro fim de semana em exibição.
Além disso, o longa-metragem já acumula um total de US$ 182 milhões em bilheteria fora dos Estados Unidos, elevando o faturamento global para mais de US$ 337 milhões. Com um orçamento de produção de US$ 145 milhões, o filme rapidamente já se pagou, consolidando-se como um sucesso de público e crítica.
No Brasil, “Barbie” também conquistou uma sólida bilheteria, somando US$ 15,9 milhões (cerca de R$ 76 milhões). Outros países também contribuíram significativamente para o sucesso do filme, como o Reino Unido, com US$ 22,9 milhões, o México, com US$ 22,3 milhões, e a China, com US$ 8,2 milhões.
Antes de “Barbie”, o recorde de melhor estreia nos Estados Unidos para um filme dirigido por uma mulher pertencia a “Mulher-Maravilha”, dirigido por Patty Jenkins, com uma arrecadação de US$ 103 milhões em seu primeiro fim de semana em 2017. “Capitã Marvel”, codirigido por Anna Boden e Ryan Fleck, alcançou US$ 153 milhões em sua estreia em 2019.
Outro filme que também impressionou nas bilheterias foi “Oppenheimer”, que narra a história da criação da bomba atômica. Dirigido por Christopher Nolan, o longa arrecadou US$ 80,5 milhões nos Estados Unidos, tornando-se a terceira maior estreia de um filme biográfico no país, atrás apenas de “Sniper Americano” (2014) e “A Paixão de Cristo” (2004).
Nos mercados internacionais, “Oppenheimer” registrou uma bilheteria de US$ 93,7 milhões em seu primeiro fim de semana, totalizando US$ 174 milhões em todo o mundo. Vale destacar que esse valor já supera o custo de produção do filme, que foi de US$ 100 milhões.
A combinação do sucesso de “Barbie” e “Oppenheimer” impulsionou as bilheterias nos cinemas dos Estados Unidos e Canadá, registrando o melhor retorno desde “Vingadores: Ultimato”, lançado em abril de 2019. Somando as arrecadações dos dois filmes, eles alcançaram US$ 235,5 milhões (aproximadamente R$ 1,1 bilhão).
O fenômeno conhecido como “Barbenheimer”, uma junção dos dois filmes que estrearam no mesmo fim de semana e viralizaram nas redes sociais, mostrou-se benéfico para ambas as produções. Essa foi a primeira vez na história do cinema em que dois filmes conseguiram arrecadar mais de US$ 100 milhões (“Barbie”) e mais de US$ 50 milhões (“Oppenheimer”) em um único fim de semana nos Estados Unidos.