O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social alerta que aproximadamente 100 mil Cadastros de Pessoa Física (CPF) de beneficiários do Bolsa Família apresentam irregularidades, podendo resultar no bloqueio do pagamento neste mês de janeiro. Caso sejam identificadas pendências no documento ou no Cadastro Único (CadÚnico), o beneficiário será notificado, tendo um prazo de seis meses para regularizar a situação. Caso contrário, o benefício será cancelado.
Essa ação faz parte do esforço do governo para aprimorar a gestão do programa assistencial e prevenir fraudes nos benefícios. Para resolver pendências relacionadas ao CPF no CadÚnico, as famílias devem verificar a situação junto à Receita Federal e, se necessário, regularizá-la junto ao fisco. Após a regularização, é crucial atualizar o CadÚnico para retomar o recebimento do benefício.
A verificação da situação do CPF pode ser realizada através dos seguintes passos:
- Acessar a seção “Meu CPF” no site da Receita Federal.
- Clicar em “Consultar CPF”.
- Inserir o número do documento e a data de nascimento do titular.
- Clicar em “Consultar” novamente para gerar o comprovante de situação cadastral do CPF.
- Caso haja pendências, clicar em “Meu CPF”, e em seguida, “Atualizar CPF” e “Regularizar CPF”.
É importante ressaltar que o pagamento do Bolsa Família não é afetado devido a dívidas financeiras no cadastro do beneficiário. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social comunicará as famílias sobre a situação do CPF e as orientações para regularização, reforçando a notificação por meio do extrato de pagamento dos benefícios, nos aplicativos do programa Bolsa Família e do Caixa Tem.
Em caso de dúvidas, o governo federal oferece diversos canais de atendimento, incluindo o Disque Social 121, chat, formulário eletrônico e informações constantes no site do Ministério do Desenvolvimento Social.