No ensino de matemática, a evolução tecnológica trouxe desafios e oportunidades. Desde o surgimento de ferramentas online como o Wolfram Alpha, que resolvem problemas algébricos, até a recente adoção de chatbots de inteligência artificial generativa, como o ChatGPT, os professores têm se adaptado para melhorar a forma como ensinam matemática.
Jake Price, professor assistente de matemática e ciência da computação na Universidade de Puget Sound, vê a inteligência artificial como um aliado e não uma ameaça. Ele acredita que, quando usada corretamente, a IA pode fortalecer o ensino de matemática, especialmente em um momento em que as notas nessa disciplina estão historicamente baixas.
A inteligência artificial pode atuar como um professor particular, oferecendo feedback imediato aos alunos que enfrentam dificuldades em um problema. Além disso, ajuda os professores a planejar aulas de matemática e a criar problemas adequados para diferentes níveis de instrução. Também pode fornecer exemplos de código para estudantes de programação iniciantes, facilitando a aprendizagem.
Enquanto algumas escolas nos EUA debatem a proibição de chatbots de IA, muitos professores de matemática e ciência da computação os adotam como uma ferramenta valiosa para aprimorar o ensino. Eles acreditam que os alunos podem utilizar chatbots como professores particulares, solicitando explicações e exemplos quando encontram dificuldades.
Além disso, os chatbots podem auxiliar os professores na elaboração de planos de aula, no fornecimento de feedback aos alunos e na comunicação com os pais. Eles também podem recomendar problemas de matemática adequados a alunos com diferentes níveis de domínio do conceito, o que é particularmente útil para professores iniciantes ou que têm alunos com necessidades variadas.
A inteligência artificial está se tornando uma aliada no ensino de ciência da computação também. Professores estão mudando a abordagem, incentivando os alunos a dividir problemas complexos em tarefas menores e a testar e depurar o código após a escrita. Dessa forma, os chatbots ajudam os alunos a desenvolver habilidades de programação mais avançadas, poupando tempo com erros de sintaxe simples.
O uso da IA permite que os professores foquem mais no ensino de conceitos gerais, em vez de se concentrarem apenas na escrita de código. Isso melhora a experiência de aprendizado dos alunos e os prepara para enfrentar problemas complexos na área.
Embora nem todos os professores concordem com a integração da inteligência artificial no currículo, muitos acreditam que a leitura de código gerado por IA é uma forma poderosa de aprendizado. Isso não é visto como trapaça, mas como uma maneira eficaz de aprimorar as habilidades dos alunos.
Em resumo, a inteligência artificial está se tornando uma aliada valiosa no ensino de matemática e ciência da computação, proporcionando feedback imediato, auxiliando os professores e preparando os alunos para desafios mais complexos. É uma evolução natural da educação, à medida que a tecnologia avança.