O prefeito de Itacoatiara Mário Abrahim (PSC), tem sido alvo de investigações e críticas por parte da população por favorecer sua família em cargos e negócios ligados a Prefeitura do Município. Entre os parentes nomeados do prefeito, estão sua esposa, Cristiany Costa Carvalho – Secretaria Municipal de Assistência Social, a tia da primeira-dama, Marcela Cristine Andrade Costa, nomeada como Diretora Presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, o senhor Marcondes, nomeado como diretor do IMTT, que é tio de Cristiany (Primeira Dama) e esposo de Marcela (Diretora do SAAE), a senhora Conceição Costa, nomeada como Representante do município em Manaus, Até a esposa do irmão de Mário Abrahim, Nilda Batista Cerdeira Abrahim, que exercia o cargo de chefe de gabinete da prefeitura.
Agora a nova denúncia que pesa sobre a “oligarquia Abrahim”, apresentada pelo vereador e médico de Itacoatiara Dr. Robson Siqueira – PV, aceita pelo Ministério Público de Contas do Estado do Amazonas, é a ligação do irmão do Prefeito Mário Abrahim, o senhor Chibly Abrahim, com esquemas ligados a secretaria de infraestrutura do município.
ENTENDA OS FATOS.
Há aproximadamente 14 meses, desde o início da gestão Abrahim, a Prefeitura de Itacoatiara segue sem um Secretário de Infraestrutura, porém é notória a presença do irmão do prefeito Mário abrahim, Chibly Abrahim, conhecido como “Binho”, em todas as obras da Prefeitura, onde fiscaliza e dá ordem aos funcionários, em uma comprovada manifestação de influência e autoridade. (Imagem 1)
Além da usurpação da função de Secretário de Infraestrutura, “Binho” estaria se beneficiando de forma direta com a Prefeitura, utilizando caminhões e carretas de sua propriedade para prestação de serviços obscuros. Tais caminhões e carretas executam os serviços para a prefeitura, porém as notas de serviço não saem em nome da empresa de Binho, de modo a desviar a atenção das autoridades. (imagem 2)
IRMÃOS CAMARADAS
Na mesma denúncia apresentada, é possível observar imagens e vídeos da carreta do irmão do Prefeito realizando diversos serviços para a Prefeitura de Itacoatiara, comprovando um forte esquema de transação ilegal. Questionado sobre os serviços prestados a Prefeitura, Binho se limitou a dizer que estava apenas ajudando, fazendo caridade.
Binho é apontado também como o administrador e articulador da frota pesada (caminhões e carretas) alugadas pela prefeitura, e estaria se utilizando dos veículos públicos para a realização de serviços particulares, como descarregamento de caroços de açaí e pó de serragem para uma grande empresa exportadora de soja que atua no município, na qual possui contrato firmado. (Imagem 3)
SUSPEITA DE SUPERFATURAMENTO NA COMPRA DE MADEIRA
Em abril de 2021, a Prefeitura de Itacoatiara comprou uma grande quantidade de madeira (45.345M³), objetivando a construção de pontes nas áreas alagadas por conta da cheia do Rio Amazonas. No entanto, quando solicitada de forma oficial, tanto a Madeireira quando a Prefeitura, se negaram a apresentar as notas fiscais da venda e o documento de trânsito da carga, em uma clara tentativa de ocultar e impossibilitar a divulgação do valor e responsável pelo transporte do produto. Contudo, foi possível identificar através de imagens tiradas por funcionários da Defesa Civil do Município, a carreta de propriedade do irmão do Prefeito realizando o transporte da carga. Perguntado quanto teria recebido para transportar toda a carga de madeira, Binho mais uma vez respondeu que estava apenas fazendo um favor a Prefeitura. (Imagem 4)
CONTRAMÃO DA REALIDADE
Ao passo que sobra cargos e oportunidades de negócios para a família de Mário Abrahim na Prefeitura, a população Itacoatiarense vem sofrendo com uma grave escassez de empregos, fruto da falta de políticas públicas voltadas para incentivo e impulsionamento da economia do município. Procurados para esclarecimentos, os citados não foram encontrados.