As fotos do Hospital de Tapauá repassadas por moradores do município, são o retrato fiel do descaso com a saúde pública, principalmente em tempos de pandemia onde ter acesso a serviços médicos e hospitalares torna-se uma questão de vida ou morte. E como se isso não bastasse, o povo ainda foi abandonado a própria sorte, já que os agentes públicos que deveriam estar a frente das ações de combate à pandemia sumiram do município há mais de um mês – pelo jeito eles decidiram fazer um isolamento social bem distante do povo da cidade.
Segundo denunciaram os moradores de Tapauá, o prefeito Zezito Guedes (MDB), o vice-prefeito, Hilário Ramiro, o secretário de Saúde, Januário Neto e a secretária de Assistência Social, que é ninguém menos que a mulher do prefeito – olha o nepotismo ai gente! – não são vistos em Tapauá há mais de um mês. “Nosso município já não conta com a presença de juiz, de promotor de Justiça e sequer tem delegado.
Agora, o prefeito e os secretários decidiram cuidar deles mesmos e abandonaram a população que não tem a quem recorrer”, conta um dos cidadãos de Tapauá.





Conforme o último boletim epidemiológico, Tapauá tem 27 casos confirmados da Covid-19, 55 casos suspeitos, tem quatro pessoas internadas e uma pessoa morreu.
Bom lembrar que, segundo o site do Senado Federal, pelo Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavirus, Tapauá recebeu mais de 2,1 milhões (ver documento no final da matéria). E tem ainda mais recursos que estão sendo repassados fruto de emendas parlamentares, como por exemplo, R$200 mil destinados pelo Senador Eduardo Braga (ver documento no final da matéria).
Mas, se o dinheiro está chegando em Tapauá, os gestores desses recursos não estão aparecendo por lá. Gastos com a compra de insumos, equipamentos e medicamentos para o combate ao coronavirus não são vistos no Diário Oficial.
O que e visto são gastos que poderia se chamar de, no mínimo, muitos estranhos, como por exemplo, a compras de motores rabeta e telhas de alumínio que nos remetem ao uso desses materiais em tempos eleitorais, o que é ilegal.
Veja o Documento:




Curta a página do Portal dos Fatos e fique por dentro das principais notícias.
