Carregar 50 litros de gasolina pode parecer arriscado, mas a segurança dos carros elétricos também enfrenta desafios. Apesar de serem vistos como veículos mais amigáveis, vídeos de incêndios em motonetas em garagens e Teslas acidentados se tornando fogos de artifício revelam uma preocupação crescente: controlar incêndios nas baterias desses veículos.
O corpo docente da Flex Company Treinamentos, especializada em capacitação para veículos híbridos e elétricos, aponta a dificuldade em controlar chamas nas baterias de íon-lítio. Devido à composição química, essas baterias podem gerar labaredas intensas, tornando o apagamento mais desafiador.
O risco não é motivo para pânico, mas sim para prevenção, de acordo com dados do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA (NTSB). Em média, ocorrem 25,1 incêndios a cada 100 mil carros elétricos em circulação, número significativamente menor em comparação com os 1.529 incêndios a cada 100 mil carros a combustão.
A situação torna-se particularmente preocupante em garagens, alerta o arquiteto Paulo de Tarso Souza, com mais de 20 anos de experiência. Em casos de incêndio em estacionamentos subterrâneos, a entrada de veículos de socorro torna-se impossível, exigindo normas de proteção adequadas.
Com a expectativa de aumento na adoção de carros elétricos e híbridos plug-in, a adaptação de carregadores em prédios não preparados pode demandar alterações na rede de energia. O engenheiro eletricista Victorio da Cruz Amaral destaca a importância de seguir normas técnicas, como a NBR 17.019 da ABNT, para garantir segurança na instalação de estações de recarga.
Entretanto, preocupações surgem quando normas não são seguidas. Thiago Castilha, diretor da empresa de carregadores E-Wolf, alerta sobre riscos associados a instalações fora dos padrões, destacando a importância de verificar circuitos e garantir proteções adequadas.
Davi Bertoncello, CEO da Tupinambá Energia, reforça a necessidade de dispositivos de proteção para evitar choques elétricos e pico de luz, enquanto a advogada Tatiana Dratovsky Sister destaca a ausência de legislação nacional sobre pontos de carregamento em condomínios, apontando para a lei municipal de São Paulo que torna obrigatória a previsão de postos de carregamento em novas edificações.
Mesmo com todas as precauções, a recente divulgação do recall da Jaguar do modelo elétrico i-Pace, devido ao risco de superaquecimento, ressalta que a segurança dos veículos elétricos não depende apenas das instalações nos prédios, mas também da responsabilidade das fabricantes.