Autoridades da cidade de Kumamoto, no sul do Japão, estão adotando uma abordagem inovadora para combater o crescente problema de evasão escolar entre as crianças, causado por ansiedade e bullying. A solução proposta envolve a introdução de robôs nas escolas para representar os alunos durante as aulas online.
De acordo com autoridades municipais, as crianças poderão controlar remotamente esses robôs usando dispositivos em suas casas. Esses robôs representarão os alunos nas salas de aula virtuais, permitindo que eles participem ativamente das atividades e interajam com seus colegas.
O Japão, como muitos outros países, enfrentou um aumento significativo nas faltas escolares desde o início da pandemia de COVID-19. Isso ocorreu devido a problemas de integração social e casos de bullying, conforme relatado pelo governo local.
Os robôs, que têm cerca de um metro de altura, serão autopropulsados e terão a capacidade de se mover dentro da escola e participar de eventos escolares. Embora a interação por meio desses robôs não seja idêntica à vida real, espera-se que eles proporcionem uma sensação de normalidade para as crianças que ainda se sentem inseguras e receosas em interagir com outras pessoas.
Maki Yoshizato, uma autoridade municipal, expressou sua esperança de que este projeto ajude a aliviar os medos psicológicos das crianças. No ano fiscal de 2021, o Japão registrou um recorde de 244.940 alunos ausentes no ensino fundamental e médio, de acordo com o Ministério da Educação.
O projeto está programado para ser lançado em novembro, caso o financiamento seja aprovado. Além dessa iniciativa, a cidade de Kumamoto também planeja oferecer aulas no “metaverso” como uma alternativa para abordar o problema do absenteísmo escolar. O prefeito Kazufumi Onishi enfatizou a importância de fornecer mais opções de educação para os estudantes que não podem frequentar a escola presencialmente.
Essa abordagem única do Japão destaca o uso inovador da tecnologia para enfrentar os desafios educacionais contemporâneos e promover um ambiente escolar mais inclusivo.